RÁDIOS
Campo Grande, 19 de abril

Cotadíssimo, Evaristo de Miranda é apontado para ministério do meio ambiente

O pesquisador da Embrapa é o nome de maior consenso para a pasta que terá grandes desafios com ambientalistas

Por Éder Campos
16/11/2018 • 12h04
Compartilhar

Entre outros nomes ventilados, Miranda é o nome preferido para ocupar o cargo, principalmente pelo setor rural que quer alguém do segmento.

Pertencente aos quadros da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Evaristo Eduardo de Miranda tem um currículo que agrada também aos ambientalistas menos férvidos.

Agrônomo, tem mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Possui uma centena de trabalhos publicados no Brasil e exterior, é autor de 45 livros. Pesquisador Embrapa desde 1980, participou e coordenou mais de 40 projetos de pesquisa e implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa. Atualmente, é chefe-geral da Embrapa Territorial. É membro de várias sociedades científicas. Ele dirigiu os primeiros programas de estudos agroecológicos e socioeconômicos em propriedades rurais no Nordeste e Amazônia e seu monitoramento por satélite. 

CBN: BANNER 01 KAMPAI 11.04 A 30.04.2024 DIAS ÍMPARES
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pesquisador é visto com maior chance de ocupar o Ministério do Meio Ambiente no governo Bolsonaro. Com forte apelo técnico, o agrônomo é apontado como alguém com capacidade para dialogar com os diferentes grupos envolvidos com as políticas públicas ambientais.

Sob seu comando, em 2016, a unidade da Embrapa Territorial, com sede em Campinas (SP), fez um mapeamento da área ocupada com a produção agrícola no país e calculou que o setor utilizava 7,8% do território nacional (65.913.738 hectares) com lavouras.

No final do ano passado, dados apresentados pela NASA praticamente confirmaram o número divulgado pela Embrapa Territorial. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, a área de lavouras representa 7,6% (63.994.479 hectares) do território nacional.

Antes de chefiar a Embrapa Territorial, Evaristo esteve na direção da Embrapa Semiárido, Embrapa Meio Ambiente.

A deputada federal Tereza Cristina do DEM/MS, designada para o Ministério da Agricultura e Pecuária, em entrevista coletiva dia 9, em Campo Grande/MS, onde foi perguntada sobre a indicação para o meio ambiente disse que “A escolha do ministro será de um perfil sem ideologias, tem que ser alguém que pense tecnicamente e que tenha agilidade”.

Ainda questionada, ressaltou que Bolsonaro irá delegar ao seu ministério a definição. Chico Graziano e Evaristo de Miranda são os mais cotados. “Gosto dos dois, qualquer um deles terá minha aprovação”, finaliza.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande