RÁDIOS
Campo Grande, 25 de abril

MAPA divulga números da vacinação contra aftosa

Mais de 98% do rebanho brasileiro foi vacinado. MS teve 99,11% de efetividade

Por Éder Campos
31/08/2018 • 14h47
Compartilhar

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta sexta feira, 31, o resultado da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2018.

Com início em maio, o total de animais vacinados é de 197,87 milhões em todo país, atingindo cobertura vacinal de 98,33% do rebanho de bovinos e bubalinos. Nesta fase, onde todos as categorias (de mamando a caducando) deveriam ser imunizados, o número de animais envolvidos era de 201,2 milhões. Os dados foram publicados pela Divisão de Febre Aftosa e outras Doenças Vesiculares (Difa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Desde o encerramento da etapa de maio que o Ministério e os serviços veterinários estaduais intensificaram a busca pelos produtores inadimplentes que ainda não vacinaram seus rebanhos, para aumentar a cobertura vacinal.

CBN: BANNER PRONCOR - DE 22.04.2024 A  06.05.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A previsão é que na segunda etapa da campanha de vacinação que na maioria dos Estados começará em 1º de novembro, a imunização envolva 100 milhões de animais da faixa etária de até 24 meses.

Em maio, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) declarou oficialmente o Brasil como País Livre da Febre aftosa com vacinação. O estado de Santa Catarina tem o status de livre da doença sem vacinação.

Depois do reconhecimento do país pela OIE, o próximo passo é ampliar a zona livre de febre aftosa sem vacinação, até maio de 2023, conforme prevê o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

Comparativamente, Mato Grosso do Sul alcançou índice maior que o nacional, 99,11% dos 21 milhões de animais recebeu a vacina. No pantanal, por conta das cheias, a campanha se estendeu até o dia 15 deste mês.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de CBN Campo Grande