RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

8 destinos de viagem para as apaixonadas por história do Brasil

Para você já começar a se planejar para o próximo feriado.

Por REDAÇÃO
10/09/2018 • 08h11
Compartilhar

Viajar é uma delícia, e viajar com propósito pode ser mais legal ainda. Se você curte história do Brasil, um critério bem interessante para definir seus próximos destinos de feriados e férias pode ser a importância da cidade na construção de nosso país. Bacana, né?

Selecionamos 8 destinos nacionais com esse perfil, um mais lindo que o outro. Aproveite!

Porto Seguro (BA) – Descobrimento do Brasil

Quando os navegadores portugueses gritaram “Terra à vista” ao chegarem ao que hoje é o Brasil, eram as terras desta cidade baiana que estavam vendo. Pedro Álvares Cabral desembarcou em 22 de abril de 1500 em Porto Seguro, um mês depois de ter saído da costa africana. Apesar disso, Porto Seguro foi oficializada como cidade apenas em 1534, dois anos depois da primeira cidade brasileira (que está logo aqui embaixo).

Por lá, você deve visitar o Marco do Descobrimento (na Praça Pero Campos de Tourinho, na Cidade Alta), a Igreja Nossa Senhora da Pena (construída em 1535) e, claro, as praias incríveis da região.

São Vicente (SP) – Primeira cidade do Brasil

No litoral de São Paulo, São Vicente entrou para a história como a primeira cidade oficial do Brasil. Ela foi fundada em 22 de janeiro de 1532 por Martim Afonso de Souza, e de lá saíram as expedições para o interior do estado.

Não deixe de visitar a Biquinha (construída em 1553 e fonte de água para a cidade por séculos), a Casa Martim Fonte (com a primeira parede de alvenaria levantada no Brasil), o Monumento 500 Anos do Brasil (projetado por Oscar Niemeyer e com uma vista panorâmica fantástica) e a Ponte Pênsil (primeira do tipo construída do país, tombada como patrimônio histórico em 1914).

Salvador (BA) – Primeira capital do Brasil

A capital da Bahia foi a primeira sede colonial portuguesa por aqui e a primeira capital do país; na época, atendia por São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Deixou de ser capital federal em 1763, mas continuou sendo importante na nossa economia, devido à produção de cana-de-açúcar, e na nossa cultura, graças às igrejas barrocas e ao surgimento de ritmos musicais afro-brasileiros.

Visitas obrigatórias em Salvador são o Pelourinho (Centro Histórico de Salvador), com suas cores marcantes, e as ruas antigas e estreitas com calçamento de pedra. Nada melhor do que simplesmente sair andando pela cidade durante o dia e se permitir admirar as construções coloniais.

Ouro Preto (MG) – Berço da Inconfidência Mineira

O movimento que tentou pela primeira vez separar o Brasil de Portugal ocorreu em Vila Rica, cidade que depois da Independência recebeu o nome de Ouro Preto. Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga e Luiz Vaz de Toledo Piza foram alguns dos grandes nomes da Inconfidência Mineira, que teve seu fim em 1789, quando a Coroa Portuguesa condenou seus líderes à morte, ao degredo ou ao exílio.

Passeie pelas ladeiras de Ouro Preto e pela Praça Tiradentes, pela Igreja de São Francisco de Assis (uma das principais obras de Aleijadinho) e ande de maria-fumaça. Aproveite a viagem para conhecer as cidades vizinhas, todas muito próximas umas das outras – Mariana, Diamantina, São João Del Rei, Tiradentes e Congonhas são ótimos destinos rápidos.

Rio de Janeiro – Segunda capital do Brasil

Quando a capital brasileira saiu de Salvador, seu destino foi o Rio de Janeiro. Além de ser a sede federativa do país, a cidade também abrigou a corte portuguesa que fugia das Guerras Napoleônicas entre 1808 e 1821. Foi a primeira vez que uma colônia se tornou a sede da Coroa Portuguesa, o que ocasionou um grande desenvolvimento local em todos os sentidos – arquitetônico, econômico, cultural.

É desta época a construção de alguns pontos de visita obrigatória no Rio de Janeiro, como o Jardim Botânico. Passeie pelo Centro Histórico, veja de perto as residências da família real e tire fotos na Praça XV de Novembro, por onde a Corte chegou ao Brasil. Não deixe de ir às praias da cidade e, se possível, suba o Corcovado até o Cristo Redentor.

São Paulo – Proclamação da Independência do Brasil

A capital paulista não é só lugar de correria e negócios. Por lá ocorreu um dos momentos mais importantes da nossa história: a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Às margens do rio Ipiranga, o príncipe regente D. Pedro I gritou “Independência ou Morte” e declarou que o Brasil era um país independente.

Vá ao Parque da Independência para conhecer a região em que isso ocorreu, o Monumento à Independência (os restos mortais de D. Pedro estão lá) e a Casa do Grito. O Museu do Ipiranga permanece fechado, mas dá para ver de fora sua arquitetura. E, já que você estará na capital de São Paulo, visite outros pontos turísticos importantes, como o Parque do Ibirapuera, o MASP, a avenida Paulista (como um todo – ande por ela de uma ponta a outra, vale a pena!) e bairros como o Bexiga, onde ficam algumas das melhores cantinas italianas da cidade.

São Luís (MA) – Primeiro teatro do Brasil

Fundada por franceses, invadida por holandeses e colonizada por portugueses, a capital do Maranhão tem o teatro mais antigo do Brasil: o Teatro Arthur Azevedo, inaugurado em 1º de julho de 1817.

Claro que este deve ser um passeio seu por lá. Mas, além dele, vale conhecer o Centro Histórico de São Luís, as casas noturnas de reggae e as lindíssimas praias, obviamente.

Brasília – Terceira e atual capital do Brasil

Planejada durante o governo de Juscelino Kubitschek e construída especificamente para ser a capital do Brasil, Brasília fica no coração do Centro-Oeste e foi fundada em 21 de abril de 1960. É hoje a terceira cidade mais populosa do país.

O principal é passear admirando o plano urbanístico da capital, batizado de “Plano Piloto”, com idealização do urbanista Lúcio Costa e um conjunto arquitetônico imenso de Oscar Niemeyer que inclui o Congresso Nacional e a Catedral de Brasília. Vá também ao Conic ou Setor de Diversões Sul (point do pessoal do teatro, dos fãs de HQ, vinis e cultura em geral), ao Pontão do Lago Sul (com centro de lazer, restaurantes, bares e parquinhos para as crianças) e ao Eixão (para andar de skate, longboard ou simplesmente curtir o visual arborizado).

[m de mulher]

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Revista SE7E