RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

RCN inova jornalismo com CBN em Campo Grande

Campo Grande ganha rádio com jornalismo 24 horas e ocupa espaço no mapa da informação absoluta

Por Redação
12/01/2018 • 08h53
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Desde o começo do mês de dezembro o Grupo RCN de Comunicação tem, integralmente, voz em Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, e fala para mais de 1 milhão e 300 mil pessoas. A instalação da Rádio CBN Campo Grande 93,7 MHz é um importante passo na execução de um projeto ainda maior, iniciado há quase sete décadas, e que ainda tem mais a avançar. O início das operações – parceria inédita do Grupo RCN com o SGR (Sistema Globo de Rádio) – ocorreu após meses de preparação, estudo de mercado, migração da extinta Rádio Concórdia AM, implantada há 22 anos em Campo Grande e instalação de equipamentos, além de uma refinada e exigente seleção de profissionais. Foi um ano inteiro de intenso trabalho.

Junto ao desafio de instalar um veículo de comunicação com tecnologia de ponta – 100% digital – veio o encargo de produzir notícias 24 horas por dia, que é marca de definição da CBN há 26 anos, sendo 17 anos consecutivos classificada como veículo de maior prestígio no meio rádio e o quarto mais admirado do país, segundo pesquisa feita em 2017 pelo Grupo Troiano de Branding para o jornal Meio & Mensagem. 
A programação da rádio em rede nacional disponibiliza mais de um terço da programação diária para o noticiário de Campo Grande e do Estado, numa integração das equipes de jornalismo instaladas na capital, em Três Lagoas, Paranaíba e em Aparecida do Taboado, além de correspondentes e colaboradores de outras cidades sul-mato-grossenses, como Dourados, Corumbá e Ponta Porã. 

Todos os assuntos de interesse do público – desde um grande acontecimento mundial ou nacional, até um problema de um bairro, de uma rua – são tratados por jornalistas, editores e radialistas para a composição de um quadro de informação absoluto, com todas as editorias, de uma pauta de comportamento até a de um movimento político, uma medida econômica ou um desastre natural, entre outras. E não é só. A programação é enriquecida com a participação de colunistas conhecidos nacionalmente, com temas de política, economia, esportes, comportamento, sociedade, agro e tecnologia, entre outros, e de Campo Grande, com assuntos variados que informam e ajudam a formar opinião.

INOVAÇÃO

O jornalismo all news ainda não era praticado em Campo Grande. A capital não dispunha, até então, de um veículo inteiramente dedicado à função de informar, somando motiva porque está em nosso DNA gerar notícia. É um modelo inovador em Campo Grande. Vamos executá-lo com a experiência em jornalismo que obtivemos ao longo de 68 anos de nossa existência e com a força da CBN”, disse. A instabilidade econômica do país amplia o desafio, disse Estêvão. “O Grupo RCN sempre se destacou em momentos de dificuldade, como o de hoje. Acho que é momento de oportunidade.”

Tudo 100% digital

Para integrar uma rede nacional de rádio, com jornalismo de alta qualidade, foi necessário um grande investimento em equipamentos. “Todas as nossas operações são digitais, desde a captação de áudio, a edição e a transmissão”, afirma Fernando Moraes, coordenador artístico do Grupo RCN. Um exemplo prático de como a tecnologia de ponta é prioridade nas operações da CBN Campo Grande é o console de áudio utilizado no estúdio principal. “Temos um console da marca Axia, usado, por exemplo, para gerar o programa ‘Voz do Brasil’. O equipamento conecta uma rede imensa de periféricos sem o uso de cabos. No futuro, poderemos operar qualquer rádio do Grupo RCN remotamente, direto de Campo Grande.”

Mas, toda essa modernidade não fica restrita apenas ao estúdio. A redação, onde os jornalistas produzem as notícias, conta com computadores modernos e conectados entre si, o que possibilita editar uma notícia de um lugar e levá-la ao ar com total agilidade. “Dinamismo é inerente ao modo como trabalhamos na CBN, e tenho certeza que a tecnologia utilizada aqui está nos ajudando a cumprir esse papel” diz Otávio Neto, gerente de jornalismo do Grupo RCN de Comunicação . 

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