RÁDIOS
Paranaíba, 18 de abril

Inverno tem início com alerta para baixa umidade em Paranaíba

Por Talita Matsushita
21/06/2018 • 08h45
Compartilhar

Em Paranaíba o primeiro dia do inverno será de sol com algumas nuvens. A temperatura varia entre 20°C e 31°C, umidade relativa do ar fica entre 30% e 80 %.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho, Paranaíba já contabiliza 32 dias secos, sendo que a última chuva registrada foi em 19 de maio. "Haverá outros episódios mais intensos ainda. Terá pouca chuva no inverno deste ano. O frio será intenso na primeira quinzena de julho", disse.

Ele ainda destaca que a menor temperatura foi registrada na quarta-feira (20) com 12,3°C e sensação de 9°C.

PARANAIBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A umidade relativa mais baixa foi também foi no último dia do outono, quarta-feira (20), com registro de 26%.

Ele alerta para as queimadas que devem aumentar na região no mês de julho.

"Até o final do mês não há mudanças no tempo. Permanece as atuais condições de friozinho pela manhã, a tarde calor e umidade em declínio", disse.

Previsão para o inverno

Em Mato Grosso do Sul, a temperatura mínima varia entre 10°C a 14ºC em grande parte do Estado, sendo que as mais elevadas ocorrem ao norte e noroeste. A temperatura máxima varia entre 20 a 24ºC no  centro-leste e de 26 a 30ºC no norte e centro-oeste. As chuvas são  escassas e quando ocorrem, os maiores valores concentram-se na faixa sul, sudeste e sudoeste do Estado. A umidade relativa do ar diminui na maior parte do Estado.

A umidade relativa do ar devido à ausência de chuva, registra valores inferiores a 30% e até 20%. Valores neste patamar conduzem aos estados de atenção (20 a 30%), alerta (12 a 20%) e emergência (abaixo de 12%).

O número de dias com chuva nas cidades durante a estação do inverno, climatologicamente, não ultrapassa três dias por mês.A temperatura do ar apresenta grande diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima, apresentando amplitude térmica em torno de 15°C.

Inverno

É a estação mais seca e fria do ano no Centro-Oeste do Brasil. Apresenta o mais baixo índice pluviométrico no meio da estação e as mais baixas temperaturas no começo da estação. Frentes frias e massas de ar polares fria são os principais sistemas meteorológicos que atuam durante o inverno. São os responsáveis pela precipitação (falta ou excesso), queda de temperatura, ventos intensos e nevoeiros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba