RÁDIOS
Três Lagoas, 19 de abril

Campanha de vacinação contra raiva deve imunizar 20 mil animais em Três Lagoas

Dia “D” será realizado no próximo sábado (30) na antiga estação ferroviária

Por Tatiane Simon
25/09/2017 • 09h46
Compartilhar

A campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos tem início no próximo sábado (30), mesmo dia em que será realizado o Dia “D”, em Três Lagoas. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que tem a expectativa de imunizar 20 mil animais, sendo 16 mil cães e quatro mil gatos. O primeiro dia da campanha será na antiga Estação Ferroviária Noroeste do Brasil (NOB), localizada na avenida Rosário Congro, Centro, das 8h às 16.

Segundo a coordenadora do setor de Entomologia, Geórgia Medeiros, a meta é vacinar 80% da população de cães e gatos. Ao todo, conforme o último censo canino e felino, há 20.336 cachorros e 5.725 gatos na cidade.

De acordo com a coordenadora, 31 mil doses de vacinas estão disponíveis para a campanha. “O CCZ já possuía 20 mil e a Secretaria Estadual de Saúde repassou outras 11 mil doses. Acreditamos que o número é suficiente para atender a demanda do município”, declarou.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme o calendário de vacinação, a campanha deve ocorrer até o mês de novembro. As datas serão: 7/10, 21/10, 11/11 e 18/11. Nos distritos de Garcia e Arapuá a campanha será nos dias 20 e 21 de outubro. Os locais ainda estão em fase de definição. 

Vale ressaltar que o CCZ aplica este tipo de vacina ao longo de todo ano, mesmo em época fora de campanha. O morador que tenha interesse em imunizar o pet pode ir até à unidade, localizada na rua Egídio Thomé, 5562, no bairro do Jupiá, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Orientações

A vacina é aplicada em cachorros e gatos com idade a partir de quatro meses e deve ser aplicada uma vez ao ano. A coordenadora reforça que é importante não permitir que crianças levem o animal para ser vacinado. É preciso que um adulto acompanhe. Também é necessário que o dono do animal leve a carteirinha de vacinação para que se verifique se há alguma vacina atrasada. Animais prenhas não recebem a vacina.

Medeiros reforça sobre a questão da posse responsável. "Quando alguém decide ter um animal de estimação, é fundamental que ele tenha noção do suporte que o animal necessita, como alimentação e vacinação, como forma de prevenção", salienta.

Raiva

De acordo com Geórgia, nenhum animal foi diagnosticado com a doença neste ano. Também não houve registro de raiva em humano nos últimos três anos.

A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada.  Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais, portanto, a raiva em cães não tem cura (tratamento) tendo como prevenção apenas a imunização, uma vez que o animal esteja infectado é feita a sua eutanásia.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão a agressividade do animal, salivação excessiva (baba), paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu animal deixar de ser alegre e brincalhão para se tornar depressivo e retraído.

Os cães possuem fases da raiva, sendo que o comportamento do cão muda, se tornando mais arredio, desobediente, alimentando-se em menor quantidade que o habitual e ingerindo materiais incomuns como madeira, palha.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas