RÁDIOS
Três Lagoas, 24 de abril

Doença meningocócica mata 1 pessoa a cada 8 minutos; saiba como se prevenir

Dia Mundial de Combate à Meningite é lembrado nesta terça-feira (24)

Por Tatiane Simon
24/04/2018 • 07h02
Compartilhar

A meningite é lembrada nesta terça-feira (24), com o Dia Mundial de Combate à Meningite. Mas você sabe o que é a meningite? A doença é a inflamação da meninge, membrana que reveste o cérebro, e, quando não diagnosticada precocemente e não tratada de forma correta, pode ser grave e fatal. Normalmente possui três fatores causadores da doença – vírus, bactérias e fungos.  Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, foram notificados 1.052 casos de doença meningocócica no país. Em Três Lagoas houve apenas um caso registrado.

A boa notícia é que ela pode ser prevenida com vacina. De acordo com coordenadora do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, Humberta Azambuja, todos postos de saúde possuem estoques da vacina. “A vacina faz parte do calendário de vacina da criança. O bebê de 3 meses toma a primeira dose, com 5 meses a segunda dose e com até dois anos o reforço”, pontua.

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde passou a oferecer a vacina também para adolescentes em dose de reforço ou dose única. A ampliação do público-alvo da vacina se deu pela possibilidade da diminuição da proteção contra a doença, ao longo dos anos.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“E agora os adolescentes de 11 a 14 anos que podem tomar a vacina em dose única ou em reforço. Lembrando que na rede pública a vacina que temos disponível é a meningite tipo C, que é uma das bactérias causadoras da meningite. Há outros tipos, como a A, B, W, mas a que tem maior incidência no Brasil é a tipo C”, explica Azambuja.

A doença é motivo de preocupação e pode levar a morte, conforme o Ministério da Saúde, uma pessoa morre a cada oito minutos no mundo, em média, estima-se a ocorrência de pelo menos 500 mil casos de doença por ano no mundo, com cerca de 50 mil óbitos. Geralmente a doença se manifesta como meningite, que é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Uma outra forma mais grave da doença é uma infecção do sangue.

“É uma doença infectocontagiosa, principalmente, através de vias aéreas, saliva, respiração. Ambientes fechados e com aglomerado de pessoas é um risco para o contagio. Uma vez que a pessoa é acometida pela doença pode ser levada à morte em até 48 horas”, finaliza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas