RÁDIOS
Três Lagoas, 27 de abril

Hemonúcleo de Três Lagoas precisa de doação de sangue O negativo

Estoque está baixo pela tipagem sanguínea ser rara

Por Steffany Pincela
19/09/2018 • 14h11
Compartilhar

O Hemonúcleo de Três Lagoas está precisando com urgência de doadores do sangue tipo O negativo. Segundo a coordenadora do Hemonúcleo do município, Karine Barros, os outros tipos sanguíneos estão com o estoque satisfatório, mas doações são sempre bem vindas. “A gente trabalha com estoque estratégico. Hoje precisamos do tipo O negativo, e os outros tipos estão com o estoque satisfatório, mas aceitamos doações”, afirmou.

O local está em falta de bolsas de sangue, e a procura tem sido alta. Karine explica que o tipo O negativo está em falta por ser uma tipagem sanguínea mais difícil de encontrar na população. “Todos os tipos fato RH negativo são mais difíceis de serem encontrados, por isso dessa falha na demanda. Os mais recorrentes são os tipos A positivo e O positivo”, explicou.  

Além de Três Lagoas, o Hemonúcleo atende municípios vizinhos, como Selvíria, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Inocência.

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem pode doar?

A coordenadora conta que algumas pessoas tem o receio de doar sangue por medo do ato transmitir doenças como Aids e hepatite, ou as vezes por medo de sentir dor, ou até mesmo por acreditar em vários mitos que existem pela falta de conhecimento. Ela explica que qualquer pessoa pode ir até o Hemonúcleo, com documento oficial e com foto. Lá, eles tirarão todas às duvidas e realizarão os exames necessários para saber se o doador está apto a fazer os procedimentos “São muitos mitos em relação a doação. A gente pede pra pessoa ir até o Hemonúcleo. Lá explicaremos os procedimentos, tiramos todas as dúvidas, e ela passa pela pré-triagem. Se  estiver apta, poderá fazer a doação

O Hemonúcleo está localizado na rua Manoel Rodrigues Artez, 520 - Jardim Primaveril. O telefone para informações é (67) 3522-7959. O horário de funcionamento do órgão é nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 11h30 e, nas terças e quintas-feiras, das 7h às 11h.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas