RÁDIOS
Três Lagoas, 18 de abril

Para garantir desconto de 15% no IPVA 2018, contribuinte deve pagar até dia 31

Imposto é a segunda fonte de arrecadação tributária do governo do Estado, ficando atrás do ICMS

Por Tatiane Simon
22/01/2018 • 13h00
Compartilhar

Contribuintes do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 tem até o final deste mês para quitar o tributo em parcela única com desconto de 15%. O prazo vence em 31 de janeiro, tanto para pagamento à vista quanto parcelado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), os boletos foram enviados através do Correio ainda em 2017, com a justificativa de que é para dar oportunidade aos contribuintes de se planejarem financeiramente. A guia continua impressa em preto e branco e em formato único, e pode ser paga à vista ou em até cinco vezes. A intenção, segundo a pasta, é simplificar o processo e facilitar o entendimento do valor por parte do proprietário de veículo automotor.

Conforme dados da secretaria, ao todo foram lançados 1.006.449 carnês, que somam uma expectativa de arrecadação avaliada em R$ 698 milhões.

O IPVA é um imposto estadual pago anualmente por proprietários de veículos automotores, dos quais são exigidos emplacamento, seja automóvel, motocicleta, aeronave ou embarcações. Do total arrecadado, 50% cabe ao Estado e 50% ao município onde ocorreu o emplacamento. Os percentuais aplicados são os mesmos praticados no ano de 2016 e 2017, ou seja, não houve aumento por parte do Governo.

O imposto é a segunda fonte de arrecadação tributária do governo do Estado, ficando atrás somente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os recursos do IPVA são revertidos em melhorias para os cidadãos e são aplicados conforme o planejamento financeiro, podendo ser utilizado para pagamento de servidores até políticas públicas como Educação, Saúde, Segurança, entre outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas