RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 28 de março

6 cuidados diários simples para reduzir as linhas de expressão

Entre uma aplicação de creme de tratamento e outra, é legal maneirar nas caras e bocas.

Por REDAÇÃO
11/07/2018 • 08h01
Compartilhar

Mais cedo ou mais tarde, linhas de expressão são inevitáveis em qualquer rosto. Suas principais causas são o envelhecimento natural da pele (resultado da perda de colágeno e de tecido fibroso e da renovação celular mais lenta, principalmente a partir dos 30 anos), a exposição desprotegida ao sol e hábitos do dia a dia, sejam eles relacionados à alimentação ou às expressões faciais.

Testa e regiões ao redor dos olhos e da boca são as mais afetadas pelas linhas de expressão, e os risquinhos e riscões cutâneos que aparecem não são exatamente festejados, né? Para lidar com eles, o primeiro passo é se disciplinar e aplicar os produtos necessários na pele do rosto todos os dias.

As médicas dermatologistas Cinthia Orasmo e Helua Gazi explicaram ao MdeMulher quais são os cuidados diários mais importantes para atenuar as linhas de expressão ou retardar o máximo possível seu surgimento.

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Usar protetor solar diariamente

Além de serem os principais causadores do câncer de pele, os raios ultravioletas são oxidantes celulares responsáveis pela perda de colágeno e pela alteração elástica da pele, o que leva ao seu envelhecimento precoce. Resultado: linhas de expressão por todo o rosto.

Para evitar esta ação, use filtro solar todos os dias do ano. Mesmo no inverno, mesmo que esteja nublado e chovendo, os raios UVA e UVB atravessam as nuvens e atingem as partes expostas do corpo sem a menor cerimônia – rosto, colo e mãos, principalmente. O ideal é aplicar o filtro solar adequado para sua pele de manhã e reaplicá-lo no começo da tarde.

Aplicar cremes de tratamento específicos para o rosto duas vezes ao dia

Até os 30 anos, o organismo repõe a perda natural de colágeno da pele com tranquilidade. Por isso, bons cremes hidratantes com vitaminas, retinol e DMAE são suficientes para prevenir as linhas de expressão.

Desta idade em diante, porém, o corpo passa a não dar conta da reposição, e há uma perda de 1% do colágeno da pele por ano. Aí entram os cremes de tratamento específicos para o rosto, com o reforço de ácidos (hialurônico e glicólico, por exemplo), alfa-hidroxiácidos e polipeptídeos, entre outros princípios ativos.

Tanto o hidratante quanto os cremes de tratamento devem ser aplicados duas vezes ao dia: pela manhã e antes de dormir, durante as rotinas de limpeza.

Consulte um médico dermatologista para entender seu tipo de pele e escolher os melhores produtos para as linhas de expressão de seu rosto.

Reduzir o consumo de açúcar refinado

O açúcar refinado causa a degradação da produção de colágeno da pele (e não traz nenhum benefício para a saúde, para falar a verdade). A consequência disso você já sabe: envelhecimento precoce e linhas de expressão. Se possível, corte-o de sua alimentação.

Maneirar nas caras e bocas

Franzir a testa, fazer movimentos muito amplos com a boca (enquanto lê, por exemplo), forçar os lábios para baixo para demonstrar insatisfação ou tristeza são alguns dos movimentos repetitivos da face que mais causam linhas de expressão. Policie-se em relação a eles. Se perceber que anda fazendo muito algum (ou alguns) dos movimentos, tente se reeducar para diminuir sua frequência.

Proteger os olhos com óculos (de sol e de grau)

Um movimento repetitivo da face muito comum é o espremer dos olhos. Ele normalmente tem dois motivos:

– Ajustar o ângulo de visão, ou seja, enxergar melhor – quando há um problema de vista não corrigido com óculos ou lentes de contato de grau;

– Proteger os olhos da claridade – seja da luz do sol ou de seu reflexo em uma superfície.

Em ambos os casos, esse movimento ajuda a causar ou reforçar as linhas de expressão ao redor dos olhos.

A solução é simples: usar óculos. Para o primeiro caso, passe por uma consulta com um/a oftalmologista e mande fazer as lentes necessárias. Para o segundo, compre óculos escuros de boa qualidade e os use sempre que estiver claro para o seu grau de sensibilidade ocular.

Considerar a possibilidade de fazer um tratamento com o/a dermatologista

Tratamentos feitos em consultórios de dermatologistas podem ser excelentes aliados ao trabalho dos hidratantes e cremes de tratamento na revitalização da pele e no combate às linhas de expressão.

O mais popular para as linhas ao redor dos olhos e para a testa é, sem dúvida, a aplicação de toxina botulínica. Ela alivia a tensão da musculatura e tem melhor resultado nas rugas dinâmicas – aquelas que se formam com a movimentação da face.

Para as linhas finas, o preenchimento com ácido hialurônico é uma ótima opção. Ele também está presente em diversos cremes de tratamento, então vale a pena ficar de olho nestes produtos.

Há, ainda, tratamentos como a radiofrequência (uso de calor para estimular a produção de colágeno e elastina), a blefaroplastia (remoção de excesso de pele ou do acúmulo de gordura nas pálpebras) e o laser CO2 (com o emprego da cicatrização na produção de colágeno).

Sempre consulte um/a médico dermatologista para definir quais são os melhores procedimentos para seu caso.

(m de mulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias