RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 25 de abril

Canudo de plástico: por que você também deveria deixar de usá-lo

O item – que será proibido em locais como Rio de Janeiro e Reino Unido – polui o meio ambiente e coloca em risco a vida dos animais

Por REDAÇÃO
11/07/2018 • 08h04
Compartilhar

Ao pedir uma bebida em um restaurante, você faz questão de tomá-la com a ajuda de um canudinho? O hábito faz parte do cotidiano de milhões de pessoas no mundo inteiro, mas ele tem se tornado cada vez mais polêmico – sobretudo, por trazer consequências terríveis para o meio ambiente.

Nos últimos anos, ativistas estão travando uma guerra contra os canudos de plástico e defendendo a adoção de alternativas sustentáveis a eles, como o uso de utensílios feitos de papel, vidro ou alumínio.

Enquanto alguns estabelecimentos já anunciam mudanças em seus serviços – como questionar o cliente sobre a necessidade do canudo –, cidades como Rio de Janeiro planejam proibir o uso dos itens de plástico (o município é o primeiro do Brasil a fazer isso, mas o projeto de lei sobre o tema ainda não entrou em vigor). Mas afinal, o que está por trás dessa polêmica?

RCN 67: BANNER BAND FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Plástico e a poluição dos oceanos

Os canudinhos convencionais levam cerca de 400 anos para se decompor na natureza. A culpa é do polipropileno e do poliestireno, materiais que compõem o plástico e que se separam em pequenas partículas, sendo facilmente ingeridas por animais marinhos.

O Brasil não possui dados consistentes sobre o consumo de plástico, mas sabe-se que o material representa boa parte do lixo acumulado nas praias: segundo estudo feito pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) na praia carioca de Copacabana, 24,5% dos detritos coletados na areia eram feitos de plástico e 3% do total eram canudos.

Atualmente, o plástico representa 90% do lixo nos oceanos. Se nada mudar, estima-se que haverá mais toneladas do material do que peixes nos mares do mundo inteiro até 2050. Complicado, né? A grande maioria das espécies da fauna marinha já ingeriu o material pelo menos uma vez na vida e muitas correm risco de extinção, como as tartarugas, que morrem pelo acúmulo de plástico no organismo ou têm dificuldade de respirar,

Pequenas mudanças

Enquanto a população pressiona governos no mundo todo para diminuir o uso de canudos plásticos, como aconteceu no Rio de Janeiro por meio da ONG Meu Rio, algumas empresas estão adotando medidas sustentáveis. A Starbucks, por exemplo, anunciou que irá banir o item de lojas no mundo inteiro até 2020, reduzindo o descarte de mais de 1 bilhão de canudinhos por ano.

Já o McDonald’s publicou que irá substituir os utensílios de plástico por outros de papel a partir de setembro no Reino Unido e na Irlanda do Norte. Por lá, a marca utiliza 1,8 bilhão de canudinhos diariamente e o acordo foi feito diretamente com o governo britânico, que tem um plano de diminuir o uso do material junto com as indústrias dos países.

Não é difícil mudar os hábitos e diminuir o uso de canudinhos. Você pode adotar o canudo de vidro ou de alumínio, que cabe na bolsa e geralmente vem com um instrumento de higienização, ou simplesmente pedir bebidas fora de casa sem o item. Certamente, você vai perceber que não precisa deles tanto assim. O meio ambiente agradece!

(m de mulher)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias